Notícias

25/06

27ª edição da Marcha para Jesus reúne multidão em SP

Com o tema “O Resgatador”, a 27ª edição da Marcha para Jesus, realizada nesta quinta-feira, 20 de junho, feriado de Corpus Christi, lotou as ruas da zona norte da capital paulista. Milhões de pessoas participaram desta manifestação de alegria, amor, esperança, gratidão e muita fé.
 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multid??£o e atividades ao ar livre
 
As movimentações começaram dentro das estações do Metrô e CPTM por volta das 6h30. As famílias, crianças e grupos de amigos vieram ao evento louvando a Deus e fazendo um grande agito nos vagões.
 
A caminhada começou na estação Luz do Metrô pontualmente às 10h, após a oração de abertura do Apóstolo Estevam Hernandes, presidente da Marcha para Jesus no Brasil. Todos, de joelhos, consagraram a caminhada.
 
“Nós clamamos pelo Brasil, pelas famílias, pelo fim da corrupção, pelos corações aflitos, e declaramos que o nosso país pertence a Jesus Cristo! A Ele toda a honra, glória, poder e majestade! Declaramos a palavra do Salmos 33: 'Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor!'. Estamos aqui nos consagrando com nossas vestes brancas”, afirmou ele.
 
Ao som de louvores, a multidão foi conduzida por 11 trios elétricos em direção à Praça Heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira), em um trajeto de aproximadamente 3,5 km.
 
O tema deste ano
 
A imagem pode conter: 1 pessoa, multid??£o e atividades ao ar livre
 
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, ??³culos de sol, barba, atividades ao ar livre e close-up
 
O tema da 27ª edição da Marcha é uma referência à passagem bíblica de 1 Timóteo 2.6, que diz: “Ele se entregou em resgate por todos, para servir de testemunho a seu próprio tempo”.
 
“Todos os anos, nós temos um tema. Estes temas são uma referência do que Cristo representa para nós! Ele nos resgatou do império das trevas e nos transportou para Sua poderosa luz! É por Ele que nós marchamos!”, concluiu.
 
Experiências e testemunhos
 
A imagem pode conter: 1 pessoa, c??©u e atividades ao ar livre
 
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, chap??©u, atividades ao ar livre e close-up
 
Todos os participantes levaram os pedidos de oração na sola de seus calçados, ato profético que tem mudado a história de muita gente. “A oração é um instrumento poderoso. Nós vemos isso se manifestando no povo, com cura e libertação”, declarou o líder da Igreja Renascer em Cristo.
 
Suzana Madalena participa da manifestação há anos como uma forma de gratidão pelos milagres vividos em sua família. “Minha nora, Jaqueline, tinha o sonho de engravidar, mas não conseguia de jeito nenhum. Em 2014, eu disse a ela: ´Vamos marchar por esse propósito, vamos profetizar porque Deus pode transformar esta situação!’. Ela e meu filho marcharam comigo. Em menos de dois meses, ela milagrosamente engravidou. No ano seguinte, nós fizemos questão de que o Arthur, nosso pequeno grande milagre, marchasse conosco para agradecer ao Senhor”, relatou.
 
Um dos propósitos de oração de Samara Cristina foi sua restauração sentimental. “Meu sonho sempre foi formar uma família. Esse foi um dos pedidos. Hoje, sou casada e muito feliz!”, declarou ela.
 
A Elisangela Alves teve uma porta de emprego liberada. "Marcho para Jesus desde 2004 e já vivi milagres em todas as áreas. O mais recente foi a liberação de uma porta de emprego de honra!", celebrou.
 
Em 2017, o filho da Telma Silva dos Santos marchou com o propósito de ganhar uma irmãzinha. “Na hora, eu ri e confesso que nem liguei. Só olhei e disse que só por um milagre mesmo e que seria mais fácil ele pedir um cachorrinho. A própria gestação dele já havia sido um milagre. Meu médico já havia falado para eu desistir, pois seria uma gravidez de risco e que eu dificilmente conseguiria levar a diante. Mas a fé prevaleceu. Nossa pequena Luísa chegou ao mundo no ano seguinte. Foi uma gestação maravilhosa!”, declarou. 
 
Milhares de caravanas na Marcha da Unidade!
 
A imagem pode conter: 4 pessoas, multid??£o e atividades ao ar livre
 
Mais de quatro mil caravanas de diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Bahia, Piauí, Santa Catarina, Minas Gerais, Amazonas, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraná e Rio Grande do Sul, marcaram presença na manifestação.
 
A Marcha para Jesus também agregou os principais ministérios evangélicos do país. Entre eles, estiveram: Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Evangelho Quadrangular, Mundial do Poder de Deus, Igreja Bíblica da Paz, Universal do Reino de Deus, Sara Nossa Terra, Igreja Fonte de Vida, Assembleias de Deus (dos mais diversos ministérios), Igreja Plenitude do Trono de Deus, Igreja Bola de Neve, Ministério Voz da Verdade, Metodistas (do Brasil, Independentes, Wesleyanas e outras), Presbiterianas (das mais diversas correntes), Comunhão Plena, Deus É Amor, O Brasil para Cristo e Aliança da Paz.
 
Vieram também representantes cristãos de outros países.
 
Marcha Kids
 
A imagem pode conter: 4 pessoas
 
As crianças abriram o evento em uma grande festa. A criatividade e a alegria rolaram soltas. Os pais fizeram questão de customizar a camiseta dos pequenos. O trio elétrico montado especialmente para o público infantil saiu à frente da Marcha oficial.
 
Por questão de segurança, durante todo o trajeto, uma equipe especializada fez um cordão de isolamento em volta dos participantes.
 
Todos estavam acompanhados por um adulto responsável. Segundo a organização do evento, não houve nenhum desaparecimento ou ocorrência.
 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, crian??§a, multid??£o e atividades ao ar livre
 
A imagem pode conter: c??£o e atividades ao ar livre
 
A organização da “Marcha Kids” também disponibilizou trenzinhos para o conforto dos pequenos. E, mais uma vez, “o bloco dos carrinhos de bebê” foi um dos destaques da manifestação.
 
Acessibilidade é uma das bandeiras da Marcha  
 
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
 
A Marcha para Jesus conta com milhares de voluntários que são divididos em diversas coordenadorias, uma delas, a PCD, é responsável por dar assistência às pessoas com deficiência durante o evento.
 
Neste ano, elas puderam contar com o apoio do serviço Atende+ da SPTrans, que disponibilizou 40 vans, responsáveis por buscá-las em suas casas e levá-las ao evento. 
 
As outras dez vans reservadas para a Marcha para Jesus transportaram os participantes da estação Tietê até a concentração do evento. Eles também acionaram o serviço para retornarem ao metrô ou para suas residências.
 
Em uma área reservada em frente ao palco, eles tiveram uma visão privilegiada das apresentações musicais.
 
Os surdos foram acompanhados durante todo o evento – desde a caminhada até a última apresentação – por interpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
 
Festa, alegria, louvor e muita oração
 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em p??©, multid??£o, est??¡dio e atividades ao ar livre
 
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, no palco e atividades ao ar livre
 
A caminhada foi marcada por louvores e orações. O trio principal foi conduzido pelo Apóstolo Estevam Hernandes. “É pelo Senhor que nós marchamos. Nós cremos no poder transformador do evangelho. Hoje foi um dia de Josué. A Marcha é um instrumento de Deus para a propagação do evangelho. A guerra foi grande, mas a vitória é do Senhor Jesus. O futuro da nossa nação está nas mãos d’Ele”, declarou.
 
“Ao olhar essa multidão, muitos perguntam: ‘Que povo é este? O que os motiva?’.  Este é o povo de Atos 2! O povo que nasceu do vento do Espírito Santo!”, reforçou o Pastor Jabes de Alencar.
 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em p??©, multid??£o e atividades ao ar livre
 
Bispa Sonia Hernandes, que durante o percurso levou os participantes à adoração com o Renascer Praise, se emocionou ao falar dos 27 anos de história da Marcha para Jesus: “Estamos aqui para mostrar que o caminho, a verdade e a vida é Jesus! Estar aqui, durante todos estes anos, é indescritível! É saber que o que o Senhor tem para realizar nesta nação nem olhos viram, nem ouvidos ouviram e não subiu ao nosso coração! É tudo por Ele e para Ele!”
 
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em p??©, ??³culos de sol e atividades ao ar livre
    
O governador de São Paulo, João Dória Jr., também fez um discurso durante o trajeto. “Esse é o nosso caminho de paz. Essa é Marcha para Jesus, mas também é a Marcha da Paz, a marcha daqueles que amam São Paulo, assim como eu e a minha esposa, Bia Dória, amamos!”, afirmou ele.
 
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, c??©u e atividades ao ar livre
 
O discurso do presidente
 
Jair Messias Bolsonaro cumpriu sua promessa e compareceu à Marcha para Jesus deste ano. Ele entrou para a história do evento, tornando-se o primeiro presidente brasileiro a participar da maior manifestação cristã do mundo.
 
Na concentração do evento, ao lado de diversas lideranças evangélicas, ele recebeu orações, fez um breve discurso, agradeceu o convite e afirmou que "é muito bom estar entre amigos".
 
“Melhor ainda quando esses amigos têm Deus no coração. Porque assim agora nós somos irmãos. Muito obrigado pelo convite. O ano passado eu lhes disse: 'Se Deus quiser, estarei o ano que vem nessa Marcha como presidente da República do Brasil!'. Um presidente que diz que o estado é laico, mas ele é cristão!”, declarou.
 
A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em p�???©
 
Ao público, o presidente afirmou: “Vocês foram decisivos para mudar o destino dessa pátria maravilhosa chamada Brasil. Todos nós juntos compartilhamos dessa responsabilidade. Onde primeiro Deus e depois a família respeitada e tradicional acima de tudo. Eu agradeço a Deus também primeiro por estar vivo, porque foi dele esse dom de me dar pela segunda vez a vida. Agradeço a vocês pelas orações nos momentos difíceis que encontrei pela frente. E Ele nos deu a presidência.”
 
Bolsonaro chamou ao seu lado o embaixador de Israel, Yossi Shelley. “Eu sempre cito Israel quando tenho oportunidade. Costumo dizer: 'Olha o que Israel não tem e o que eles são'. E cá para nós, veja o que o Brasil tem e que nós somos”, destacou.
 
Cobertura e transmissão
 
A imagem pode conter: 2 pessoas
 
A Marcha para Jesus foi transmitida em tempo real por meio das emissoras: Rede Gospel de Televisão, Rede Mundial e Rádio Gospel FM e, pela primeira vez, pela plataforma de streaming Deezer.
 
As redes de comunicação internacionais TBN – com alcance para 170 nações – e Enlace – com cobertura para 20 países da América Latina e Estados Unidos – fizeram a cobertura completa do evento.
 
No site oficial da Marcha para Jesus, no portal iGospel e no YouTube, internautas do mundo todo também puderam acompanhar a manifestação.
 
10 horas de louvor e adoração
 
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em p??©
 
Na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, a organização do evento montou uma mega estrutura de som e iluminação para a maratona de shows.
 
Foram utilizadas dezenas de toneladas de equipamentos. Um dos destaques desta edição foram os painéis de led, que funcionaram como uma espécie de cenário virtual.
 
Foram mais de 10 horas de louvor e adoração com os maiores nomes da música gospel nacional. Entre eles, estiveram: Aline Barros, André & Felipe, Ao Cubo, Banda DOPA, Bruna Karla, Cassiane, Damares, Daniela Araújo, Davi Sacer, Fernandinho, Gabriela Gomes, Gabriela Rocha, Isadora Pompeo, Kemuel, Leandro Borges, Leonardo Gonçalves, Magno Malta, Mara Maravilha, Marcelo Aguiar, Pedras Vivas, Priscilla Alcantara,  Raquel Santiago, Raul Gil, Renascer Praise, Som e Louvor, Station Praise e Ton Carfi. 
 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multid??£o e atividades ao ar livre
 
Lideranças apoiam a Marcha para Jesus
 
Durante os shows, Apóstolo Estevam Hernandes chamou ao palco todas as lideranças evangélicas que participaram da manifestação.
 
Na sequência, todos levantaram um grande clamor pela nação brasileira.
 
Postos de vacinação
 
A Marcha para Jesus ofereceu uma série de serviços gratuitos à população. Próximo à concentração do evento, na Praça Heróis da FEB, foram montados quatro postos de vacinação.
 
O atendimento foi realizado entre as 10h e 17h. As vacinas previnem contra sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela.
 
Quem passou pelo evento aproveitou para se imunizar contra as doenças.
 
“Marcha Solidária”
 
O Instituto Abammy, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, a Igreja Renascer em Cristo e a Marcha para Jesus, promoveu a Semana da Cidadania e Solidariedade “O Resgatador”.
  
A ação social teve início no último sábado (15), com prestação de serviços gratuitos à população, como: orientação odontológica, aferição de pressão arterial e testes de glicemia e de visão.
 
O encerramento da campanha solidária aconteceu na Marcha para Jesus. O plantão de atendimento médico foi oferecido, gratuitamente, na Praça Heróis da FEB, mesmo local da concentração do evento. No local, também foi montado um hemocentro para o cadastramento de doadores de sangue.  
 
Neste ano, em parceria com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), a Marcha para Jesus também promoveu uma Campanha do Agasalho. Vários pontos de coleta foram colocados ao longo do percurso para que as pessoas pudessem depositar suas doações. O objetivo, segundo os organizadores, foi arrecadar 500 mil agasalhos ao longo do dia.
 
Batismos e salvações
 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e texto
 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e texto
 
Quem passa pela Marcha para Jesus, com certeza, encontra um caminho de salvação, onde uma nova jornada se inicia. É um verdadeiro divisor de águas.
 
No palco principal do evento, o Apóstolo Estevam levou uma mensagem libertadora e transformadora ao público, mostrando que, para Deus, não existem situações irreversíveis.
 
Após a ministração, centenas de pessoas confessaram, pela primeira vez, que Jesus Cristo é o Senhor e o Salvador de suas vidas. Entre elas, muitas foram batizadas nas águas.
 
Breve história da Marcha para Jesus
 
No ano de 1993, a Marcha para Jesus chegou ao Brasil através da vida do Apóstolo Estevam, que hoje é o presidente da Marcha no Brasil, quando aconteceu a primeira edição do evento em São Paulo. Naquele ano, a Marcha saiu da Avenida Paulista, desceu a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e chegou ao Anhangabaú, para a concentração.
 
Seis anos depois, cerca de 10 milhões de pessoas de mais de 170 países marcharam para celebrar o nome de Jesus Cristo. Cidadãos de diversas religiões, idade e raças saíram às ruas em países como Argentina, Canadá, Colômbia, Cuba, EUA, Finlândia, França, Itália, Japão, Moçambique, Rússia, entre outros.
 
Em 2019, a Marcha para Jesus será realizada em Israel pela sétima vez, durante a Caravana Apostólica que acontecerá no mês de setembro.
 
Evento oficial
 
A Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial do País desde setembro de 2009, quando a Lei Federal 12.025 foi sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Em São Paulo, o evento conta com o apoio da prefeitura de São Paulo, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SPTrans/ATENDE, São Paulo Turismo e Policia Militar.
 
A organização também disponibiliza um ambulatório com profissionais da área de saúde. Além disso, preocupada com a acessibilidade de pessoas com deficiências, o evento terá um local preparado exclusivamente para idosos e para pessoas com deficiências físicas, auditivas e na visão.
 
 
Redação Marcha para Jesus
Fotos: Fotografia Renascer