Notícias

13/03

Igreja Renascer em Cristo completa 29 anos

Nesta quinta-feira, 12 de março, a igreja Apostólica Renascer em Cristo completou 28 anos de existência. Fundada na casa do Apóstolo Estevam e da Bispa Sonia Hernandes, onde doze dependentes químicos foram acompanhados, discipulados e libertos, a instituição, hoje, é sinônimo de revolução do evangelho no Brasil.
 
Os primeiros passos
 
A história da Igreja Renascer em Cristo teve início por volta do ano de 1985. Na época, o Apóstolo Estevam Hernandes e sua família, sofrendo os efeitos da religiosidade, foram convidados a deixar a igreja da qual faziam parte. Muitas pessoas manifestaram o desejo de segui-los, mas o Apóstolo sempre deixou claro que não estava saindo para dividir a igreja. Como estavam ministrando e acompanhando um casal, deram continuidade ao trabalho e outros casais se juntaram ao grupo. As reuniões aconteciam na casa na Rua Ônix, 46, que em pouco tempo acabou ficando pequena para acolher tanta gente. Foi, nesse momento, que decidiram alugar um local para as reuniões. Esse local foi um salão no piso superior da antiga pizzaria Livorno, localizada na Rua Vergueiro, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo.
 
A responsabilidade com a obra e o temor ao Senhor fizeram o Apóstolo pensar em acabar com a reunião e direcionar o povo para uma igreja já estabelecida. No entanto, não havia mais como resistir, pois era realmente a vontade de Deus que um novo ministério começasse ali. Um ministério que iria revolucionar o meio evangélico, trazendo uma nova visão do que é ter Jesus no coração: RENASCER EM CRISTO!
 
Já como um indício do que seria uma das marcas em nosso ministério - a prosperidade – a pizzaria começou a prosperar e o proprietário pediu o salão que estava sendo utilizado para as reuniões. A Igreja, então, teve seu início oficialmente documentado no dia 12 de Março de 1986.
 
A Igreja Árabe
 
Era necessário conseguir outro local para abrigar a igreja nascente. Já tendo procurado, praticamente, em todo o bairro, ao passar em frente à Igreja Evangélica Árabe – no bairro do Paraíso, em São Paulo – o Espírito Santo falou com o Apóstolo que aquele era o lugar. Conversaram, então, com o pastor da igreja e ficou acertado que os cultos seriam realizados ali. Para receber e comportar o crescimento da igreja, o local passou por uma reforma e teve seu espaço físico ampliado através do recuo da parede do altar.
 
A igreja crescia sem parar. As reuniões de segunda-feira, realizadas na garagem do prédio, atraíam jovens e mais jovens que se entregavam a Jesus e eram libertos das drogas. O início da banda Katsbarnea aconteceu neste momento da história da igreja e foi um marco que revolucionou a música gospel no Brasil. Artistas que se apresentavam na noite, agora totalmente libertos, tocavam para Jesus e atraíam multidões de jovens. Foi um momento poderoso na história do nosso ministério.
 
 
A Lins
 
O desejo do Apóstolo era que a igreja tivesse um prédio próprio. Foi aí que o Senhor usou um pastor para trazer uma palavra profética de que Deus daria para a igreja recém-nascida um prédio maravilhoso, em uma região excelente e com um detalhe: teria um ponto de ônibus na porta.
 
A procura pelo prédio começou, até que um dia, a Bispa Sonia, passando em frente o prédio da Lins, deu um grito, dizendo: “Olha o prédio que está para vender!”. O local já havia abrigado um cinema e uma agência de automóveis. Na primeira visita ao lugar, a presença de Deus foi fortíssima e Ele confirmou a promessa de que aquele local seria da igreja.
 
Quando a notícia foi dada ao povo, aconteceu aquilo que Moisés viveu quando os espias foram ver a terra. Calebe e Josué creram, mas os outros dez espias infamaram a terra dizendo ser impossível conquistá-la. Alguns foram incrédulos quanto à compra daquele prédio, já que o valor, aos olhos humanos, era astronômico. Iniciou-se, então, uma campanha para a compra do prédio da Lins. O desafio foi lançado e o povo se envolveu doando joias, dinheiro, objetos de valor, entre outras muitas ofertas. O próprio Apóstolo doou um apartamento e foi feita uma “Ação entre Amigos” com um automóvel. Porém, somando-se todos os valores arrecadados, o montante não chegava ao dízimo do valor do prédio. Apesar disso, havia uma alegria e uma disposição do povo em entregar que lembrava a Igreja Primitiva. Nada mais natural, já que estávamos debaixo de um mover apostólico. Logo depois, o prédio foi doado a igreja, dando prosseguimento ao mover do Senhor, que levou a Igreja a conquistar outros prédios e ampliar sua ação em todo o Brasil e o mundo.
 
O Renascer Hall
 
 
Assim como no tempo de Neemias, depois de proféticos 52 dias de reforma, o Renascer Hall, antigo Espaço Renascer e atual sede internacional da Renascer em Cristo, foi inaugurado com muita festa, celebrando o encerramento do “Jejum das Grandes Portas de Pedro”, em um culto realizado no dia 30 de outubro de 2010.
 
"Tudo o que há de tecnologia de ponta está aqui... Isso só foi possível pelo esforço de cada um. Vocês estão pisando em um verdadeiro milagre, pois a obra foi concluída em 52 dias. Isso é fruto de muita disposição. Este prédio é nosso, é do Senhor Jesus”, afirmou Apóstolo Estavam, na época.
 
O Renascer Hall ficou conhecido pelas “Noites de Louvor”. Apóstolo Estevam e Bispa Sonia já receberam: Renascer Praise, Thalles Roberto, Eyshila, Fernanda Brum, Aline Barros, Banda DOPA, Ludimila Feber Kleber Lucas, Toque no Altar e a atração internacional Third Day.
 
A igreja também foi palco dos maiores eventos evangelísticos do país e as famosas baladas gospel Sky, Fantasy e Love, que ocorrem todos os anos e batem recordes de público. Nas festas e shows, milhares de jovens entregaram suas vidas para Jesus.
 
 
O local virou notícia com a realização do URF (Ultimate Reborn Fight), primeiro torneio de MMA realizado dentro de uma igreja. A disputa ganhou destaque internacional, pela National Geographic Channel.
 
 
Trabalho com jovens
 
Um dos pilares fortes da Igreja Apostólica Renascer em Cristo é o trabalho com os jovens. O Apóstolo Estevam Hernandes acredita que eles são o “pulmão” da Igreja, por esse motivo, o ministério dedicado a este público recebeu o nome de O2 Renascer.
 
 
Frentes assistenciais
 
Cumprindo o mandamento de amar ao próximo, a Renascer em Cristo criou o “Gideão da Conquista”, projeto responsável por manter as frentes assistenciais da igreja, como o Centro de Recuperação Renascer Masculino, para dependentes químicos, e o “Núcleo Heliópolis”, que oferece reforço escolar, palestras, atividades físicas, recreativas e refeições diárias a adolescentes e jovens que moram em uma das maiores comunidades da cidade de São Paulo.
 
Comunicação
 
 
Durante anos, a Rede Gospel de Televisão e a Rádio Gospel FM compartilham com os telespectadores e ouvintes, informação, palavra de Deus, prestação de serviços e entretenimento, que consolidaram as emissoras da igreja Renascer em Cristo como as maiores do gênero cristão do país.
 
Através do portal iGospel, os internautas podem acompanhar as transmissões de cultos e as principais notícias do meio evangélico.
 
A igreja Renascer em Cristo também possui um canal no YouTube com todas as ministrações do Apóstolo Estevam, Bispa Sonia e Bispa Fernanda Hernandes.
 
Ceias de Oficiais
 
No primeiro sábado de cada mês, todos os bispos, pastores, presbíteros, diáconos e aspirantes da Renascer em Cristo se reúnem para a Ceia de Oficiais.
 
 
Com a ministração dos servos de Deus Apóstolo Estevam e Bispa Sonia Hernandes e louvores do Renascer Praise, o evento é transmitido via satélite para as sedes estaduais do ministério e para os os quatro cantos do mundo, através do portal iGospel.
 
A Marcha para Jesus
 
O evento chegou ao país em 1993, por uma inciativa do Apóstolo Estevam Hernandes, líder da Igreja Renascer em Cristo – hoje, presidente da Marcha no Brasil –. Naquele ano, os fieis saíram da Avenida Paulista, cruzaram a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e chegaram ao Anhangabaú, para a grande concentração. Mais de 200 mil pessoas participaram da manifestação.
 
 
Após ser considerada a maior concentração cristã do mundo, o evento passou a fazer parte do calendário nacional.
 
“O sentimento verdadeiro de honrar nosso Salvador é o que agrega tantas pessoas. Mesmo depois de tantos anos, o evento continua impactando. Isso mostra o crescimento do evangelho no país. Eu acredito que é uma grande resposta de oração e um resultado de anos de trabalho. A Marcha Para Jesus não foi criada para exaltar nenhum homem, é a expressão do mover do Espírito Santo e um ato profético", declarou Apóstolo Estevam.
 
 
 
Redação iGospel
 

Publicidade

Eventos

Show Gospel

28 Jun
+ Agenda