Notícias

03/11

Em meio à crise, área de T.I. é uma ótima opção.

Ofertas de vagas na área aumentaram 44,2 % de janeiro a junho de 2015 no Brasil.
 
Com o cenário atual do Brasil em meio à crise econômica, parece até brincadeira quando se toma conhecimento de que no mundo da tecnologia o país é muito respeitado, ocupando o sétimo lugar no ranking mundial.
 
As informações são da Associação Brasileira das Empresas de Software, que divulgou um balanço do setor durante a ABES Software Conference, em São Paulo, esses dados também foram colhidos pela IDC (International Data Corporation) no início deste ano e ainda podem ser impactados pela variação cambial. O setor de tecnologia vive um bom momento e deve crescer 7,3% em 2015. Além disso, as movimentações do ano passado colocaram o Brasil como entre os 10 primeiros no mercado mundial.
 
Para este ano a previsão foi maior do que a taxa registrada em 2014, que foi de 6,7%.  Em 2014, foram gastos mundialmente, US$ 2,09 trilhões em TI. No ranking mundial, o Brasil se manteve na 7ª posição, com investimentos na ordem de US$ 60 bilhões, 3% do mercado mundial. Os Estados Unidos manteve a liderança com 679 bilhões de dólares. Já a China superou o Japão com 201 bilhões de dólares e se posiciona em 2º lugar no ranking.
 
Tecnologia e o Mercado de Trabalho
 
A realidade econômica e social atualmente não pode ser concebida sem as possibilidades que as tecnologias apresentam, aliás, graças a elas, a sociedade avançou nos últimos anos muito rápido em comparação a tudo o que aconteceu nos anos anteriores, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo.
 
Com as facilidades que a tecnologia criou para processar e transferir todo tipo de dados de forma cômoda, eficiente e o principal segura,  através dos laptops, smartphones e etc., geraram novos parâmetros na relação entre empresas e pessoas, assim como acesso ao que pode haver de melhor em termos de comunicação, trabalho, educação, saúde e lazer, através basicamente de um computador conectado à internet, em especial com banda larga.
 
A economia da informação mudou quase todos os aspectos da vida de uma empresa, inclusive conceitos de espaço e de tempo.  Hoje, uma empresa não necessita ocupar muito espaço, ela pode ser virtual e estar em qualquer lugar, funcionando 24 horas comercializando produtos e serviços.
 
Uma das maiores vantagens da tecnologia é a sua disponibilidade global. É simples expandir o alcance do mercado além da localização geográfica da empresa e dos atuais segmentos de clientes. Fica claro que isso resulta no surgimento de novas pressões em função dos concorrentes que já estão no mercado.
 
Para o mercado de T.I. os números trazem boas notícias, garantindo que o setor passe pelo momento de crise de uma maneira mais segura. Muitas empresas estão contratando e as perspectivas são boas para esse segundo semestre.
 
Segundo a Catho de janeiro a junho, o número de vagas no setor de TI aumentou 44,2%. Só em junho, foram abertas 10.105 vagas. 3.640 a mais do que junho do ano passado.
 
Porém, para que o profissional possa garantir o seu lugar no mercado de trabalho é preciso buscar conhecimento e ter algumas habilidades, gostar de lógica e processos, ter organização e investir em desenvolvimento e suporte.
 
“Muitas empresas encontram dificuldades para encontrar profissionais para ocupar os cargos por uma série de motivos como falta de profissionais devidamente qualificados, alto nível de exigência das empresas no que se refere ao perfil e experiência do profissional, profissionais com baixo nível de fluência em inglês”, afirma Fernando Garcia, Managing Partner da Talengy.
 
Devido a esse cenário de dificuldades encontradas por parte das empresas, é extremamente importante que o candidato se qualifique para o cargo ao qual quer se candidatar. Fernando Garcia explica que o nível de qualificação depende do cargo que a pessoa deseja ocupar. “Se for uma posição de supervisão/gerente, o profissional precisa ter um nível razoável de conhecimento de gestão de pessoas. Agora, se for uma posição técnica, é necessário um alto conhecimento da tecnologia em questão e principalmente experiência prática em projetos que envolvam tal tecnologia. Em geral, podemos observar que o mercado é bastante exigente no que se refere ao nível de conhecimento que o profissional precisa ter para ser contratado”, afirma.
 
E não é somente o perfil profissional que conta na hora de uma seleção, mas também as características pessoais. Trabalhando há 16 anos no ramo da Tecnologia, hoje na Talengy,  empresa focada em recrutar profissionais para a área de T.I., Fernando diz  que facilidade de comunicação, ética, honestidade, bom nível de relacionamento interpessoal, atitude pró-ativa e fluência em uma segunda língua, são pontos importantes que também são analisados pelas empresas.
 
No Brasil existem centenas de instituições educacionais que oferecem cursos no ramo de T.I.. Cursos presenciais e on - line, cada vez mais as faculdades, universidades e colégios técnicos percebem a necessidade de oferecer capacitação aos interessados em atuar nesta área e pelo tanto de ofertas que há atualmente cada uma oferece um diferencial ao aluno. Buscando entregar conforto, qualidade no ensino e aproveitamento máximo do tempo que a pessoa irá se dedicar aos estudos.
 
Entre as instituições analisadas encontramos a E-Generation, que vem trazendo um novo método de ensino que visa formar o profissional em três pilares, mentalidade, habilidade comportamental e tecnologia aliada aos negócios. Com intenção de não apenas formar, mas transformar o profissional, fazendo com que assim as empresas não tenham somente profissionais capacitados para realizar um determinado trabalho, mas sim, ter em seu time empreendedores, pessoas pró ativas, com total conhecimento tecnológico, mas que entendem a empresa e sua missão num todo.
 
A escola está com turmas abertas pra o IT Talent Program (formação de talentos em tecnologia), que se inicia em novembro de 2015. É uma boa opção para quem deseja ingressar na área de tecnologia em 2016. As informações sobre programa estão no link http://www.egeneration.com.br/inscricoes-abertas disponíveis para todos os interessados.
 
Um excelente conhecimento técnico com experiência comprovada, aliado a um perfil pessoal adequado é o que o profissional precisa para se destacar dentro de uma empresa. Buscar a atualização é o primeiro passo para se chegar ao objetivo e fazer parte do crescimento do ramo de tecnologia no Brasil.
 
Confira a seguir algumas videoaulas do E-Generation Channel:
 
Dicas para Profissional de TI - Mentalidade Empreendedora:
 
 
Ferramenta para se tornar um consultor de tecnologia de confiança:
 
 
Dicas para Profissionais de TI - Os Principais Softskills - Experiência do Cliente:
 
 
 
Fonte: IGospel