Notícias

18/11

Alimentos que ajudam no combate à ansiedade.

 
A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e ainda reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e te impede de viver uma vida mais leve. Os ataques de gula também são creditados a ela. Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas a alimentação também pode ajudar.
 
Alguns alimentos são ricos em nutrientes que ajudam a controlar a ansiedade. Entre eles, estão aqueles que oferecem boa quantidade de nutrientes que participam da formação da serotonina, um neurotransmissor importante que contribui para regular o sono, o humor, a saciedade, entre outros.
 
Veja abaixo alguns desses alimentos:
 
Leite, ovos e derivados:ajudam a aumentar a produção de serotonina, já que são ricos em triptofano. O ideal é consumir até três porções por dia.
 
Chocolate:contém açúcar, gorduras e tirosina, uma substância que estimula a produção de serotonina e minerais importantes, como cobre, manganês e magnésio.
 
Banana, açaí, tomate, ovos e grão-de-bico:são ingredientes ricos em triptofano e ajudam na produção da serotonina.
 
Maracujá:a fruta contém passiflorina, substância de ação calmante. Alface e chá de camomila também entram na lista de alimentos com ação tranquilizante.
 
Salmão, atum e linhaça:são alimentos ricos em ômega 3, substância que também ajuda a reduzir os níveis de ansiedade no organismo.
 
Carboidratos e cereais integrais:são ricos em fibras e a quantidade de carboidratos complexos ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e a energia. Os cereais integrais são ricos em vitaminas do complexo B.
 
Castanhas, abacate, nozes e amêndoas:contém boa dose de magnésio, que ajuda a converter o triptofano em serotonina.
 
Espinafre:contém ácido fólico, que é naturalmente uma vitamina antidepressiva.
 
Limão, acerola, morango e laranja:a vitamina C presente nestes alimentos ajuda a reduzir a produção de cortisol, o hormônio do estresse.
 
Conheça alguns alimentos que podem piorar a ansiedade se consumidos em excesso:
 
Cafeína:produz uma sensação muito parecida com uma crise de ansiedade, como insônia, dores de cabeça e irritação. Está presente no café, chá preto, refrigerantes à base de cola e energéticos.
 
Alimentos industrializados:ricos em açúcar refinado, gordura trans e saturada e aditivos químicos.Todas essas substâncias em excesso são tóxicas e pró-inflamatórias para o organismo.
 
Álcool:erroneamente, as bebidas alcoólicas são comumente usadas para combater a ansiedade e o estresse, já que causam euforias rápidas. No entanto, podem prejudicar as sinapses nervosas e evoluir ainda mais o quadro.
 
Carboidratos refinados:atuam como um falso amigo da ansiedade, já que oferecem um pico de satisfação. O desejo passa rápido e deixa a sensação de ainda mais ansiedade. Estão presentes, por exemplo, em alimentos feito com farinhas brancas, como pães, bolos e massas, e os feitos com açúcar refinado comum.
 
Fonte: I Gospel