Notícias

26/11

Concreto permeável pode acabar com as enchentes.

 
 
A empresa britânica Tarmac criou um concreto capaz de absorver 36 mil milímetros de chuva por hora, esse número é equivalente a 3.300 litros por minuto. Os concretos tradicionais são considerados permeáveis quando consegue absorver 330 milímetros a cada hora, desse modo, eles conseguem lidar com uma grande tempestade apenas a cada 100 anos.
 
O gerente de desenvolvimento de produtos, Craig Burgess, da empresa Tarmac, disse ao site tech Insider “a diferença entre o concreto da empresa e o tradicional é o controle das substâncias absorvidas”.
De acordo com Craing a água flui pelo concreto, ele se mistura com a terra e endurece no interior das lacunas. Isso faz com que a permeabilidade do produto seja reduzida. Burgess afirma ainda que esse problema é evitado com uma técnica que mistura o concreto e o torna poroso por mais tempo.
 
Segundo dados do IBGE, os alagamentos deixaram 2,1 milhões de pessoas desabrigadas ou desalojadas entre 2008 e 2012 no Brasil. No período, 2.065 municípios foram atingidos por enxurradas a maioria nas regiões Sul e Sudeste. Isso significa que o produto, chamado de Topmix Permeable, pode ser uma solução para países que sofrem com inundações frequentes, como o Brasil.
 
Ao contrário da maioria das empresas que utilizam concreto à base de areia, a Tarmac usa um concreto composto de pequenos pedaços de granitos, que são esmagados e embalados juntos com folga suficiente para a água passar.
 
A companhia oferece três tipos de sistemas que fazem a absorção.
 
O primeiro é uma infiltração completa em que toda a água é absorvida pelo produto, solução é útil em áreas molhadas que não precisam coletar água da chuva.
 
O segundo é chamado de atenuação completa e utiliza um sistema de captura para armazenar toda a água que flui pelo Topmix. Com essa solução, o líquido pode ser reutilizado.
 
O terceiro é o sistema envolve uma barreira semipermeável sob o concreto. Essa camada atua como uma espécie de aparelho de drenagem dentro de esgotos.
 
Segundo a Tarmac, o Topmix funciona em quase todas os climas, exceto em áreas muito frias.
 
Fonte: I Gospel