Notícias

30/11

Chega ao Brasil o "BlaBlaCar" o aplicativo de viagens de carro.

 
Nesta segunda-feira (30), a empresa BlaBlaCar lançou suas operações no Brasil. A empresa tem foco em transporte, e conecta pessoas que querem fazer uma viagem de carro para outras cidade. A companhia foi fundada na França em 2006 e recebeu desde o ano passado 300 milhões de dólares em duas rodadas de investimentos para fomentar sua presença internacional, que com o Brasil passa a ser de 20 países e de acordo com a empresa, são mais de 20 milhões de membros ao redor do mundo. O Brasil será o 20º país no qual a BlaBlaCar vai atuar.  
 
Por aqui, a BlaBlaCar ficará sediada em São Paulo. A empresa já ocupa um espaço de trabalho compartilhado. Dez funcionários estão trabalhando na operação, que começou a ser implementada em agosto deste ano. O gerente geral para América Latina, o francês Julien Lafouge, foi montando a equipe aos poucos e adaptando o serviço para o mercado brasileiro. Quem administrará a operação no Brasil é Ricardo Leite.
 
Como funciona:
 
O funcionamento é simples. Se você vai viajar de uma cidade para outra de carro e tem um lugar vazio, pode colocar seu trajeto e horário no BlaBlaCar. A ideia é dividir os custos da viagem, além claro de facilitar o transporte de passageiros.
 
Para acessar o serviço, os usuários podem usar a versão web ou os aplicativos disponíveis para Android ou iOS.
 
O objetivo do serviço não é fazer com que motoristas ganhem dinheiro. A ideia é ser uma plataforma para algo que as pessoas já fazem rotineiramente.
 
Ao mesmo tempo, o BlaBlaCar oferece a possibilidade de economia para quem está de carro, além de opções de transporte para quem procura um meio de transporte. Junto a essas vantagens está o fator de socialização. Um levantamento da empresa com seus próprios usuários mostra que 80% passaram a integrar o serviço para economizar. Mas 97% dizem continuar usam em razão do caráter social.
 
O impacto ambiental é outro ponto positivo apontado pela empresa. Somente no último ano, o compartilhamento de carros fez com que não fossem consumidas 500 mil toneladas de combustível.
 
O BlaBlaCar tem algumas regras rígidas. Publicar mais de quatro vagas no mesmo veículo, está fora de cogitação, com isso assim vans e outros transportes maiores são excluídos.
 
Existe um preço máximo que poderá ser cobrado pela viagem. Se o preço estifer acima do cálculo da empresa, que cálcula estimativas de consumo de combustível e pedágio, aparecerá marcado em vermelho o anuncio, para não estimular quem procura por uma carona.
 
 
Fonte: IGospel