Notícias
Li-Fi a tecnologia cem vezes mais rápido que o Wi-Fi.
Cientistas da Estônia estão testando um novo tipo de transmissão de dados da internet chamado Li-Fi, abreviação para Light Fidelity.
Testes feitos pela primeira vez fora de laboratórios registraram uma velocidade de 1 Gb por segundo, ou seja, cerca de 100 vezes mais rápido que a velocidade média do Wi-Fi.
A base do Li-Fi é que a passagem dos dados se dê por meio da luz. A técnica conhecida como VLC (comunicação por luz visível), é considerada uma evolução do código morse. Luzes piscam em uma frequência imperceptível ao olho humano, mas que computadores conseguem identificar. As máquinas acabam decodificando os intervalos e transformam a piscadela em informação e comandos para serem executados pelos processadores.
Em 2011, o criador desta tecnologia, o cientista e professor da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Harald Haas, demonstrou que com apenas um LED é possível transmitir mais dados do que com uma antena de telefonia.
O LiFi permite que uma lâmpada tenha duas funcionalidades: iluminar e garantir a conectividade com o roteador.
A tecnologia foi apresentada em 2012, na feira Consumer Eletronics Show, evento internacional com tecnologias para consumo, em Las Vegas. Em uma demonstração, dois smartphones a uma distância de 10 m trocaram dados entre si através da variação da intensidade da luz de suas telas.
Demonstrou-se, também, que o LiFi é mais seguro que o WiFi e não interfere com outros sistemas. Apesar de suas vantagens, o novo sistema não deverá substituir o WiFi por completo em um futuro próximo. Ambas as tecnologias poderão ser usadas em conjunto para criar redes mais seguras e rápidas.
Fonte: IGospel